EEEP OSMIRA EDUARDO DE CASTRO



“A lebre e a tartaruga” e “A cigarra e as formigas”: exemplos de fábulas!

A fábula é uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história.

A fábula está presente em nosso meio há muito tempo e, desde então, é utilizada com fins educacionais. Muitos provérbios populares vieram da moral contida nesta narrativa alegórica, como por exemplo: “A pressa é inimiga da perfeição” em “A lebre e a tartaruga” e “Um amigo na hora da necessidade é um amigo de verdade” em “A cigarra e as formigas”.

Portanto, sempre que redigir uma fábula lembre-se de ter um ensinamento em mente. Além disso, o diálogo deve estar presente, uma vez que trata-se de uma narrativa.

Por ser exposta também oralmente, a fábula apresenta diversas versões de uma mesma história e, por este motivo, dá-se ênfase em um princípio ou outro, dependendo da intenção do escritor ou interlocutor.

É um gênero textual muito versátil, pois permite diversas situações e maneiras de se explorar um assunto. É interessante, principalmente para as crianças, pois permite que elas sejam instruídas dentro de preceitos morais sem que percebam.

E outra motivação que o escritor pode ter ao escolher a fábula na aula, no vestibular ou em um concurso que tenha essa modalidade de escrita como opção é que é divertida de se escrever. Pode-se utilizar da ironia, da sátira, da emoção, etc. Lembrando-se sempre de escolher personagens inanimados e/ou animais e uma moral que norteará todo o enredo.

fonte: http://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/fabula.htm

A seguir as fábulas produzidas pelos alunos dos cursos profissionalizantes da EEEP Osmira Eduardo de Castro.


Fábula da Turma de Agroindústria

O Leão e o Sapo
Há muito tempo atrás, existia uma cidade em que poucas pessoas conseguiam entrar, pois no dessa cidade havia um grande e feroz leão. Muitas pessoas  animais tinham medo de entrar. Elas criaram todas as maneiras para entrar lá, faziam armadilhas, jogavam pedras no leão e, mesmo assim, ele não permitia a entrada de ninguém.
Certo dia, um pequenino sapo teve a curiosidade de visitar a cidade, chegando perto do leão, o sapo falou:
_ Com licença, Sr. Leão, por favor, poderia entrar na sua cidade, para ver as belezas que ela tem?
Daí, o leão respondeu:
_ Parabéns, jovem Sapo, você usou da boa educação, em vez da força, por isso te permito a entrada na minha cidade.

MORAL: “A gentileza é mais poderosa do que a força.”




Fábula da Turma de Carpintaria


Pétalas sem rumo
Conhecida como Majestosa, uma linda rosa que no mais belo jardim vivia, tirava suspiros de todos que por ali passavam, mas também era conhecida por ter um coração duro feito pedra.
Nesse mesmo jardim, vivia um sapo que era popular e bondoso, e que era apaixonado pela rosa. Certo dia, ele decidiu falar o que sentia por ela.
_ Majestosa, queria que soubesse que gosto muito de você e queria lhe pedir uma chance para demonstrar o que sinto por você.
Como nenhuma rosa, por mais que perfeita, nasce sem espinhos, Majestosa falou:
_ Pensa mesmo que uma rosa como eu, iria querer algo com um sapo?
Depois, numa manhã, uma forte ventania que por ali passou atingiu o jardim. Por ser muito delicada, a rosa logo viu que não resistiria ao forte vento. De longe, ela avistou o sapo que continuava triste pelas coisas que a rosa havia lhe falado.
A rosa pediu ajuda ao sapo, que por ela nada fez. O vento passou, mas a rosa havia perdido todas as suas lindas pétalas, que haviam voado sem rumo nenhum. Pouco tempo depois, a rosa foi arrancada por não ser mais majestosa e o sapo, muito arrependido por ter ido ajudá-la e com seu coração partido, morreu de desgosto.

MORAL: Quem com ferro fere, com ferro será ferido.

Fábula da Turma de Finanças
  
A vaca que não comia hambúrguer
Havia um rebanho de vacas em que todas comiam hambúrguer. O dono dessas vacas chamava-se João Augusto, que também era dono d uma lanchonete. Levava todos os dias os restos dos hambúrgueres para alimentá-las.
Um belo dia, observando o seu rebanho notou que uma de suas vacas não comia hambúrguer. Então, começou a ter uma atenção especial com aquela vaca. Depois de algum tempo, ele percebeu que todas as outras vacas estavam doentes e logo depois todas morreram, restando somente aquela que não comia hambúrguer que sobreviveu firme e forte.  

MORAL: As vacas não comem hambúrgueres.

Fábula da Turma de Mecânica

Além da imagem
Era uma vez uma rosa do campo que vivia triste e se lastimava todas as manhãs ao se olhar no espelho, porque s achava a rosa mais feia entre todas.
Certo dia, ficou sabendo que o narciso mais formoso do campo estaria gostando dela. Ao chegar m casa, desmanchou-se em prantos, achando que era gozação das outras rosas. Foi olhar em seu espelho e surpreendeu-se ao ver seu reflexo.
Seu rosto estava perfeitamente belo e estonteante. Nesse instante, sua mãe aparece e diz:
_ E aí, gostou filhinha, mamãe limpou seu espelho hoje.

MORAL: É preciso enxergar além da visão para encontrar a verdadeira beleza que existe em cada um de nós.