quinta-feira, 26 de abril de 2012

Exercícios de Revisão - Acentuação e Formação das Palavras

EXERCÍCIOS DE REVISÃO – 2º ANO
(Acentuação e Formação das Palavras)
01. Em cada um dos pares a seguir, as duas palavras têm a mesma terminação (indicadas pelo destaque) e já estão adequadamente acentuadas. Compare-as e responda aos itens de a a d.

  COLUNA
  COLUNA
guaraná
espada
Pererê
quermesse
carimbó
carimbo
Armazém
mensagem
guri
táxi
resolver
repórter
infantil
inúltil

a) Quanto a posição da sílaba tônica, qual a diferença entre as duas palavras de cada par?
b) Quando, em um par, a oxítona recebe acento, o que acontece com a paroxítona de mesma terminação?
c) Quando, em um par, a oxítona não recebe acento, o que acontece com a paroxítona de mesma terminação?
d) Essas comparações permitem estabelecer uma relação geral entre a regra das oxítonas e das paroxítonas. Qual é essa relação?

02. Nas séries a seguir, a primeira palavra é oxítona e já está corretamente acentuada; as outras três palavras são paroxítonas. Levando em conta a conclusão do exercício anterior, transcreva e acentue, se necessário, as paroxítonas.
a) urubus » virus – ficus – bonus
b) sacis » biquinis – oasis – ianomamis
c) bangalô » novato – espantalho – emprego
d) barril » volatil – indestrutivel – pensil
e) isopor » cancer – poquer – carater

03.  Compare a acentuação das formas de singular e de plural das palavras destes dois grupos:


1º grupo
armazém - armazéns
vaivém – vaivéns
refém - reféns
 
2º grupo
hífen – hifens

pólen – polens

abdômen - abdomens



a) Quanto a posição da sílaba tônica, qual a diferença entre as palavras dos dois grupos?
b) Por que as palavras do primeiro grupo recebem acento tanto na forma de singular quanto na de plural?
c) Justifique o acento gráfico das formas de singular do 2º grupo.
d) Comparando as formas de plural dos dois grupos, explique por que hifens, polens e abdomens não recebem acento?

04. Preencha adequadamente as lacunas pelas palavras propostas em cada item:
a) Use por ou pôr.
Resolveu ___________ tudo em ordem. Começou ___________ não acatar opiniões _________ razões indiscutíveis. __________ isso não vou __________ em dúvida a competência dele.

b)  Use pôde ou pode
Ontem você __________ vencê-lo, mas creio que, para a próxima partida, já não _________ ter tanta certeza disso.

05. Todas as palavras abaixo possuem ditongo; copie de cada item as palavras que devem ser acentuadas e acentue-as:
a) toneis – plateia – sonhei – meis (pl. de mel) – traqueia – pasteis
b) trofeu – esqueceu – gineceu – escarceu – beleleu – chapeus
c) comboio – rouxinois – destroi – paranoico – joia – sois (pl. de sol)

06. Considerando a regra da segunda vogal do hiato, copie, de cada item, apenas as palavras que devem ser acentuadas e acentue-as:
a) (eu) sai – (tu) saiste – (ele) saiu – (nós) saimos – (quando nós) sairmos
b) miudo – miudeza – raiz – raizes – pais (nação) – pais (progenitores)
c) saida – saideira – bau – bauzinho – campainha – graulho (semente de uva)

 As questões 07 e 08 referem-se ao texto a seguir:

….....................................................................
Interrogatório
O crime fôra realmente bárbaro. O homem matára uma póbre vélha, que nem sequer conhecia, para ganhar 50 cruzeiros.
O juiz, ao iniciar os trabalhos do juri, perguntou ao criminoso:
-         Como é que o senhor teve coragem de matar uma velhinha por uma ninharia?
-         Ninharia? - estranhou o fascinora – O senhor não vê que com cincoenta cruzeiros daqui, cincoenta dali, a gente vai vivendo mais ou menos?

TORELLY, Aparício (Barão de Itararé). Almanaque para 1949: primeiro semestre. São Paulo: Universidade de São Paulo / Imprensa Oficial do Estado, 2003. p. 160.


07. Transcreva as palavras do texto que, de acordo com as regras de acentuação gráfica de hoje, não deveriam receber acento.
a) Essas palavras poderiam ter sua acentuação explicada pela regra do acento diferencial, usada para distinguir algumas palavras da escrita? Justifique sua resposta.
b) Explique por que, segundo as regras de acentuação gráfica atuais, essas palavras não teriam acento.

08. Transcreva as palavras do texto que, segundoa  convenção ortográfica, deveriam ser acentuadas e não o foram. Justifique sua resposta com a regra que determina o uso dos acentos nesses casos.

☺Leia atentamente os textos a seguir para responder às questões de 11 a 13:

TEXTO 01
….........................................................................
O primeiro-ombro
Lula sente dores ao mexer os braços por causa da bursite
Cuidados médicos. A saúde de Lula é boa, mas ele terá de emagrecer, reduzir o colesterol e tratar a bursite.
Época. São Paulo: Globo, n. 241, 30 dez. 2002.
…....................................................................

TEXTO 02
…....................................................................
O craque-galã e a
primeira-filhinha
Morram de inveja, meninas! O cobiçadíssimo jogador Kaká, do São Paulo, tem sido visto na noite paulistana ao lado de Sophia Alckmin, filha do governador Geraldo Alckmin. Eles, é claro, garantem que são apenas amigos. A amizade entre a primeira-filhinha e o craque-galã surgiu no final da Copa, quando o governador levou Sophia para recepcionar a seleção em Cumbica. “Nos demos bem logo de cara”, diz ela, são-paulina roxa (para desgosto do pai santista). Trocamos e-mails e falamos sobre moda e futebol, só isso.
Veja SP. São Paulo: Abril, ano 35, n. 38, 25 set. 2002.
….......................................................................

09. Nos dois títulos, as expressões primeiro-ombro, craque-galã e primeira-filhinha, formadas a partir do processo de composição por justaposição, são utilizadas para fazer referência a três pessoas públicas. Quem são elas?

Ø  O que levou os autores das matérias a utilizarem tais expressões para identificar cada uma dessas pessoas?

10. Que efeito de sentido é obtido pela utilização da palavra primeiro(a) nos compostos primeira-filhinha e primeiro-ombro?

11. Qual o sentido que se pretende construir na expressão craque-galã?

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